Externato Marista de Lisboa

"Formar bons cristãos e virtuosos cidadãos"



SOMOS UMA ECO-ESCOLA!

O Eco-Escolas é um programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

O Externato Marista de LIsboa é uma Eco-Escola desde 2008/2009. Desde esse ano letivo que a ABAE reconhece que a nossa escola promove atividades que visam uma Educação Ambiental.

São exemplos dessas atividades:

- Recolha de Tinteiros usados;

- Recolha seletiva de resíduos;

- Recolha de pilhas;

- Monitorização dos consumos;

- Valorização das fontes de energia renováveis;

- Recolha de papel para a iniciativa Papel por Alimentos;

- Palestras ligadas à Sustentabilidade Ambiental;

- Atividades ligadas à planificação anual das diferentes disciplinas;

- Dia Eco-Escolas;

- Elaboração do Eco-Código;

- Etc.

O galardão Bandeira Verde, foi-nos novamente atribuído, em setembro de 2015, em virtude das boas práticas ambientais que foram desenvolvidas durante o ano letivo 2014/2015. A cerimónia do hastear da bandeira realizar-se-á no dia 6 de novembro.

Projeto do 1º Ciclo

Sustentabilidade no EML

Os alunos do 3º ano do EML, em colaboração com o grupo Eco-Escolas, recolheram, no ano letivo 2014/2015 informação, a fim de identificar todas as iniciativas que decorreram ao logo deste ano letivo com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica no EML. O resultado dessa recolha de informação é uma revista digital que pode ser consultada aqui. Novos desafios serão lançados aos alunos deste importante ciclo de ensino.

 

Recolha de tampas de plástico e de pilhas

Ao longo do ano letivo tampas de embalagens de plástico e pilhas que são entregues para auxiliar na aquisição de material auxiliar à locomoção e de material para o IPO (Iniciativa Pilhão vai á escola). No ano letivo 2014/2015 foram recolhidos cerca de 50 kg de pilhas e 45 garrafões de 5 L cheios de tampinhas.

Iniciativa Papel por Alimentos

Todo o papel recolhido no EML, é entregue no Banco Alimentar contra a Fome, ao abrigo da iniciativa Papel por Alimentos. Este papel é convertido em alimentos para serem distribuídos pelas famílias mais carenciadas. Durante o ano letivo 2014/2015 foi entregue aproximadamente 600 kg de papel.

Se desejar participar é só trazer o papel, revistas, jornais ou livros e deixar, dentro de sacos ou caixas, na garagem do EML. Nós agrademos a sua colaboração.

Atividades de Divulgação nos OTL