Externato Marista de Lisboa

"Formar bons cristãos e virtuosos cidadãos"



A NOSSA MISSÃO

Evangelizar, através da educação das crianças e dos jovens de Lisboa, na linha do estilo e do carisma próprios de Marcelino Champagnat, dentro da comunhão eclesial apostando em suscitar “bons cristãos e honrados cidadãos”. (Cfr. M.E.M. nº144)

Procurar, no desempenho das nossas funções, agir com sentido de responsabilidade profissional,melhorando a qualidade de educadores, dentro de uma missão partilhada. (Cfr. M.E.M. nº 163)

Atender às necessidades e capacidades das crianças e dos jovens, especialmente dos mais desfavorecidos, acompanhando-os no seu crescimento, respondendo à realidade social em mudança, adaptando o projeto educativo aos desafios do nosso tempo, na linha da intuição fundacional de Marcelino, numa missão sempre renovada. (Cfr. M.E.M. nº 159)

Renovar a nossa atividade educativa sendo empreendedores na incorporação de ferramentas que favoreçam a inovação, requeridas pelas mudanças sociais, económicas, tecnológicas, científicas e religiosas. (Cfr. M.E.M. nº 139)

Educar conforme um modelo de pessoa e de um estabelecimento de ensino, fiéis ao estilo marista. A obra que é o Externato Marista de Lisboa, ensina as crianças e os jovens a aprender a conhecer, a fazer, a conviver juntos, a ser, harmonizando fé, cultura e vida, seguindo o exemplo de serviço e de disponibilidade atenta de Maria. (Cfr. M.E.M. nº 126, 129, 175)