Externato Marista de Lisboa

"Formar bons cristãos e virtuosos cidadãos"




Oferta Educativa

___________________________________



2016 > 2017


Para além do ensino Pré-Escolar, de Primeiro Ciclo, Segundo Ciclo e Secundário, o Externato oferece aos seus alunos a possibilidade de integrar Atividades Culturais, Desportivas e Projetos de Solidariedade e de intervenção cívica.




Pré- escolar          1º Ciclo              2º Ciclo         3º Ciclo        Ensino Secundário       


                                       



Mensagem da coordenação

A Instituição Marista comemora este ano o seu bicentenário. São 200 anos de concretização do sonho de um homem bom, dedicado ao seu semelhante e que, durante toda a sua existência, se entregou de alma e coração a melhorar a sociedade que o rodeava: Marcelino Champagnat.

Nesta data tão especial e partindo do simbolismo dos algarismos que definem número tão emblemático - 200, na relação biunívoca (feita a dois) que tem que existir com quem está junto a nós, ou na pluralidade que constitui a sociedade (os zeros), acrescentemos, ainda, o sonho e a aspiração individual a algo de melhor.

São estes os dados de partida e é esse o lema do ano lectivo que agora iniciamos - “Vive o Sonho”.

Reparemos com atenção e cuidado o que nos trouxe o passado, em ensinamento, exemplos ou experiências, sejam elas privadas ou públicas. Tiremos daí as devidas ilações, nunca esquecendo por onde andámos e com quem andámos.

No entanto, se esse é um percurso já concretizado que vamos preservar, devemos ter por obrigação, tanto no aspecto individual, como colectivo, que isso não nos condicione. Respeitando o presente, devemos olhar para o futuro com determinação e afinco, numa definição de objectivos e na estratégia a tomar para que a nossa vida tenha realização e sentido. Em tudo isto é fundamental o sonho. Através dele, definimos atractivos desafios, rumo ao que aí vem. De nós, por nós, para os outros e connosco, ao mesmo tempo que projectamos esse futuro, arrumamos o passado e estabilizamos o presente. Pois sabemos ao que vamos!

Façamos como Marcelino Champagnat: sonhemos com um mundo melhor, mais justo e mais solidário, ao mesmo tempo que interiorizamos que nós somos o primeiro e principal instrumento para essa pretendida mudança radical!

Um bom ano lectivo para todos!

Cristiana Galante