Externato Marista de Lisboa

Contigo  

    

Política Institucional de Proteção à Infância 

 

A proteção da infância é, desde a fundação do Instituto Marista e da Província Marista Compostela, uma prioridade e um compromisso de todas as pessoas vinculadas às nossas obras educativas e sociais, enraizado na experiência de Marcelino Champagnat, que nos ensinou que “para educar há que amar”.

Comprometemo-nos a tomar todas as medidas necessárias para promover o bem-estar das crianças e jovens, protegê-las de qualquer tipo de preconceito, exploração e abuso, e a defender os seus direitos.

Condenamos qualquer tipo de maltrato ou abuso e trabalhamos dia a dia para que não aconteçam. Estamos à disposição de quem possa ter sofrido ou esteja a sofrer qualquer situação de maus-tratos ou abuso e, para isso, dispomos de um e-mail próprio da Equipa de Proteção à Infância, contigo@maristascompostela.org, onde atendemos a qualquer denúncia atual ou passada, inclusive de forma anónima.

Contamos com: uma Política Institucional de Proteção à Infância que dedica especial atenção à formação e sensibilização de toda a comunidade educativa; com protocolos de atuação; com equipas e pessoas peritas em proteção da infância; com apoio às vítimas e assessoria às famílias, para que as nossas obras educativas e sociais sejam ambientes seguros.

Desde setembro de 2020, que o Colégio Marista de Carcavelos e o Externato Marista de Lisboa são entidades certificadas, pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, com o SELO PROTETOR, como reconhecimento pela intencionalidade preventiva na proteção de crianças e jovens e como entidade que salvaguarda e promove os seus Direitos.