Externato Marista de Lisboa

EcoEscola - Projeto de Sustentabilidade Ambiental

O que é o Projeto EcoEscola

O Eco-Escolas é um programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. O Externato Marista de LIsboa é uma Eco-Escola desde 2008/2009. Desde esse ano letivo que a ABAE reconhece que o nosso Externato promove atividades que visam uma Educação Ambiental atribuindo-nos a Bandeira Verde como sinal desse reconhecimento.
Em 2015, o Papa Francisco publicou a Carta Encíclica Laudato si´, Cuidar da Casa Comum. Desde então que articulamos a sustentabilidade ambiental do EML numa perspectiva do desenvolvimento de uma Ecologia Integral, onde a Sustentabilidade e a Espiritualidade andam lado-a-lado nas atividades promovidas junto de toda a Comunidade Educativa.

Atividades

No EML temos um conjunto muito significativo de atividades ligadas à promoção de comportamentos sustentáveis. Para além dos trabalhos desenvolvidos nas diferentes áreas disciplinares, temos atividades de monitorização de consumos, recolha de tampinhas, rolhas, pilhas, equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida, livros, cadernos e revistas, etc.. A maioria destas recolhas, para além da atitude sustentável de encaminhar para a reciclagem o maior número possível de resíduos,ainda tem uma componente solidária: o papel e cartão é entregue no Banco Alimentar contra a Fome a fim de ser "convertido" em alimentos ao abrigo da iniciativa Papel por Alimentos e as tampinhas são para auxiliar na aquisição de material ortopédico e de ajuda à locomoção de crianças com tais necessidades.