Externato Marista de Lisboa

Pastoral

    

Mensagem da Coordenação

A missão do Externato Marista de Lisboa é a educação cristã das crianças e jovens, mantendo hoje vivo o sonho de Champagnat de formar “bons cristãos e virtuosos cidadãos”, jovens responsáveis e conscientes do seu papel na construção de um mundo mais justo, solidário e sustentável.

A Pastoral do Externato centraliza e organiza todas as ações de evangelização, solidariedade e de crescimento espiritual dinamizadas no colégio, procurando chegar aos alunos, aos docentes e não docentes e aos pais com diferentes propostas de atividades. Utilizando metodologias diversificadas, a Pastoral traduz a mensagem cristã e os valores Maristas de modo a que se tornem realidade na nossa comunidade educativa, colaborando na formação integral dos nossos alunos.

Neste sentido, a Pastoral é transversal a todas as áreas e ciclos do colégio e todos somos convidados a ter um papel ativo, porque a Pastoral somos todos e é para todos.


Marisa Temporão


coordpastoral@ext.marista-lisboa.org




Objetivos da Pastoral

1 – Dar a conhecer a pessoa e a Palavra de Jesus, criando momentos de escuta, conhecimento e aprofundamento da Bíblia, para toda a comunidade educativa.

2 – Desenvolver na comunidade educativa a espiritualidade e os valores maristas, tendo por base o Documento Gier.

3 - Vivenciar o ano litúrgico, envolvendo toda a comunidade educativa.

4 - Interiorizar a solidariedade como atitude de vida, concretizando-a em ações individuais e/ou de grupo, que possam envolver toda a comunidade educativa, e em projetos de Aprendizagem e Serviço.

5 – Promover e desenvolver a consciência ecológica e social de toda a comunidade educativa, desde uma perspetiva integradora e cristã de cuidado da nossa casa comum.